Formadores

André Vizinho

Licenciado em Engenharia do Ambiente em 2003 pela Universidade Nova de Lisboa, fez o seu Curso de Design em Permacultura de 72 horas com David Holmgreen, George Sobol e Tony Anderson em 2005.
Este ano fez o Curso de Professor em Permacultura com Rosemary Morrow.
Formador Profissional desde 2004 , desde 2005 que é formador em cursos de Introdução à Permacultura, formador auxiliar com a Lesley Martin em PDC, formador de "Aldeias, Vilas e Cidades em Transição", formador de Dragon Dreaming, formador de educação ambiental, de reutilização de águas cinzentas e de tratamento de esgotos com construção de zonas húmidas. É, também, formador em Fotografia.


Desde 2006 trabalha, em grupo, na construção do Centro de Convergência onde se procura aplicar a Permacultura e a Transição na Aldeia das Amoreiras. No Centro de Convergência tem experimentado diversas soluções e serviços para a sustentabilidade, como a construção de casas de banho secas, fornos solares, sistemas de aquecimento de água solar ou com compostagem, canteiros capilares, chorumes de plantas, construção de swales, reutilização de águas cinzentas, produção doméstica de cogumelos, recolha de plantas selvagens comestíveis e cogumelos, gestão florestal do montado, identificação e publicação da flora e fauna locais, utilização da arte para o desenvolvimento comunitário, criação de um design de permacultura para a Aldeia das Amoreiras.
É membro do Orgão de Gestão do PRODER no Gal Al Sud Esdime e tem experiência como membro da direcção de várias ONGs como o GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, a EYFA - European Youth For(est) Action. Como membro desta e doutras ONGs tem participado, coordenado ou co-organizado inúmeros projectos e actividades em campanhas de defesa do ambiente  com diferentes grupos de trabalho dos quais destaca o ultimo projecto "Aldeia das Amoreiras Sustentável".
Como formação complementar destaca uma pós graduação em Economia Regional e Desenvolvimento Local e alguns cursos e workshops como o curso de Formador de Iniciativas de Transição, o curso FreeStyle Facilitation sobre facilitação da aprendizagem, o curso de Transição e Ecologia Profunda, o curso de Gestão sobre Recursos Naturais na Luta contra a Desertificação, o curso de Introdução ao Dragon Dreaming e o curso de Investigação-Acção no planeamento das relações Humanos-Natureza.


Annelieke van der Sluijs

Desde que terminou o seu Curso de Design de Permacultura (PDC), em 2006, em Colos, no Alentejo, Annelieke van der Sluijs tem sido uma permacultora activa.
Praticou durante 5 anos numa quinta na Serra da Estrela. Em 2010 mudou para Coimbra, onde coordena o "Espaço no Botânico", projecto da iniciativa "Transição Coimbra", horta urbana, apiário e espaço de experimentação e aprendizagem onde ocorrem workshops e outras actividades.
Especializou-se em vários aspectos ligados à alimentação, área onde, acredita, as nossas escolhas pessoais fazem grande diferença. Tem um interesse particular pela permacultura urbana, "onde a criatividade é essencial para se conseguir criar um estilo de vida mais resiliente, podendo-se juntar mais pessoas à volta de um projecto, com um enorme potencial para partilha e co-criação".
Durante o seu trabalho em projectos de permacultura e transição, deparou-se com um padrão geral: existe muita boa vontade para criar um futuro melhor, mas pouco sucesso na cooperação. Surgiu a grande pergunta: como conseguiremos, em conjunto, fazer evoluir a nossa cultura? Em busca de respostas, encontrou o Projecto Vida Desperta, que integra a permacultura com a evolução consciente. É membro não-residente desta comunidade situada na Serra do Açor, onde faz parte da equipa de formação em permacultura.
O sótão do seu apartamento em Coimbra, chamado "Supernova", funciona como ponto de ligação para apoiar a transição interna e externa.



Capitão Luís
Após ter concluído o Curso de Design de Permacultura em 2011 com Lesley Martin, em Góis, rumou para o Algarve, onde voluntariou durante algum tempo no Instituto de Permacultura de Vale da Lama, onde acabou por realizar um internship em permacultura de 3 meses, orientado por Lesley Martin.

Frequentou o curso de Agricultura Regenerativa com Darren Doherty, e agrofloresta com Ernst Götch.
Desde então, tem-se dedicado integralmente a projectos de permacultura, tendo voluntariado na Horta Comunitária da Quinta Musas da Fontinha.
O Capitão Luís foi Co-fundador de Rio Tinto em Transição
Gosta de Desporto, Teatro, Poesia, Literatura, Cinema, Música.

Sem comentários:

Enviar um comentário